segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Felicidade é simplicidade


Na vida, tudo o que é complicado tende a ser chato. Quando a vida é complicada ela se torna sem sabor, sem sentido. Não, a vida não é chata: nós é que a tornamos enfadonha. Viver é uma arte e como toda boa arte depende mais das mãos do artista que estará dando a forma a ela do que do material utilizado.

Complicar a vida é a maneira mais fácil e rápida de ser infeliz. A infelicidade gosta de pessoas queixosas, sozinhas e de mau humor. Quem não suporta mais viver talvez precise avaliar sua maneira de enxergar a vida e de se relacionar com as pessoas. Tudo o que é simples é prazeroso. Onde existe simplicidade existe a felicidade.

Ser simples vai além de querer ser pequeno: é não se comparar com ninguém e por isso considerar-se um ser único, sem desprezar aquele que é diferente de mim. A simplicidade parece muito com a generosidade: dou de mim para se encontrar no outro. Deixo meus desejos de lado para ir ao encontro das necessidades de alguém.

Somos condicionados a enxergar mais o ostensivo do que o simples. Enganamo-nos classificando as coisas passageiras como indispensáveis para a nossa felicidade e desprezamos os pequenos prazeres da vida. Caímos na armadilha de correr atrás de uma felicidade de posses, onde quanto mais se tem mais infeliz se é.

Quero ter tempo para enxergar as coisas simples da vida. Dizer para as pessoas o quanto elas são importantes pra mim. Olhar-me no espelho e ver aí alguém necessitado de atenção. Quero ter tempo para despertar em minha alma a importância de ser simples, sem complicar aquilo que pode ser resolvido de forma sensata.

Vou vivendo e aprendendo que sou muito mais eu quando não coloco as coisas acima das pessoas. Nada é mais valioso do que um coração batendo junto do meu. Nada é mais importante do que o sorriso de uma pessoa que se identificou com o meu jeito de ser. Nada vale mais do que as pessoas que Deus colocou ao meu redor. E é graças a essas pessoas que hoje posso celebrar o dom da vida, com simplicidade, mas com muito amor.

Um Feliz Ano para todos nós!

texto: - Paulo Franklin -

sábado, 2 de outubro de 2010

Dalai Lama

E lhe perguntaram:
- O que mais te surpreende na Humanidade?
E ele respondeu:
- Os homens... Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde.
E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido.

Dalai Lama

terça-feira, 27 de julho de 2010

A Família


Você já parou algum dia para pensar como funciona uma colmeia? Já se deu conta de que nela tudo é ordem, disciplina, preocupação pelo todo?
A colmeia é formada por células de cera, que se contam aos milhares. Em algumas dessas células existem ovos ou larvas de abelha. Outras servem como depósitos de pólen e de mel. Essas são os favos de mel.
Numa colmeia podem existir até 70 mil abelhas, que exercem diferentes funções.
As operárias são as que alimentam as larvas, cuidam da colmeia, trazem comida para todos os habitantes da comunidade.
As operárias começam como faxineiras, limpando as células onde estão os ovos.
Depois produzem a geleia real que serve para alimentar as abelhas mais jovens e a rainha.
Também trabalham como babás alimentando as abelhinhas mais crescidas com pólen e mel.
Com dez dias de vida elas se tornam construtoras. Começam a produzir cera, que lhes permite construir e remendar as células da colmeia.
A rainha tem como tarefa botar ovos, dos quais sairão as operárias, os zangões e as novas rainhas. No verão chega a botar em um só dia mil e quinhentos ovos.
O zangão, desde que nasce, tem por tarefa a procriação com a rainha. Depois morre.
Tudo na colmeia reflete ordem, equilíbrio.
As operárias são também as que saem da colmeia para buscar a matéria prima de que necessitam. Estranhamente, elas nunca se enganam no caminho de volta para casa, para onde retornam com sua preciosa carga.
Embora sua vida seja curta, de cinco semanas apenas, elas não se cansam de trabalhar pelo bem-estar de toda a equipe.
Podemos pensar na família como uma colmeia racional. Cada um tem sua tarefa a cumprir, visando o crescimento da pequena coletividade, como exige o lar.
E todos são importantes no desempenho do grupo doméstico.
É no seio da família, na intimidade do lar, que se vão descobrir operárias incansáveis, trabalhando sem cessar, não se importando consigo mesmas. Em constante processo de doação.
É na família que se aprende a transformar o fel das dificuldades, as amarguras das incompreensões no mel das atenções e do entendimento.
É ali que se exercita a cooperação. Afinal, como a família é uma comunidade, há necessidade de ajuda mútua.
Quando a família enfrenta as dificuldades com união, cresce e supera problemas considerados insolúveis.
Para que a família progrida no todo, cada um deve se conscientizar de sua tarefa e realizá-la com alegria.
É por este motivo que as crianças devem ser incentivadas, desde cedo, a pequenas tarefas no lar.
Retirar os pratos da mesa, lavar a louça, aquecer a mamadeira do menorzinho.
Renúncia a um pequeno lazer para satisfazer o outro. Nem que seja somente a satisfação da companhia ou de um diálogo amistoso.
Se na colmeia familiar reinar o amor, conseguiremos com certeza ter elementos para uma atuação segura, verdadeiramente cristã, junto à família maior, na imensa colmeia do mundo.
* * *
A família é abençoada escola de educação moral e espiritual. É oficina santificante onde se burilam caracteres. É laboratório superior em que se refinam ideais.
Redação do Momento Espírita, com base na Revista
Minimonstros, ed. Globo, 1964 e no cap. 15, do livro Rosângela,
pelo Espírito Rosângela, psicografia de Raul Teixeira, ed. Fráter.
Em 21.07.2010.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Pérolas de Luz




Em dias tão turbulentos, de tantas preocupações e desafios, a Espiritualidade Superior nos brinda com algumas pérolas de luz:

A receita da vida será sempre melhorar-nos, através da melhora que venhamos a realizar para os outros.

Em matéria de felicidade só se possui aquela que se dá.

Cada pessoa renasce na soma do que já fez.

A melhora de tudo para todos começa na melhora de cada um.

A vida por fora de nós é a imagem do que somos por dentro.

Perante Deus toda pessoa é importante.

Quem perdeu a própria fé, nada mais tem a perder.

Quem condena atira uma pedra que voltará sempre ao ponto de origem.

A indulgência é a fonte que lava os venenos da cultura.

Nunca se viu egoísmo que não se queixe de ingratidão.

Não te digas incapaz, nem te digas inútil. Auxilia como puderes.

A felicidade não entra em portas trancadas.

Em qualquer empresa, a irritação dos responsáveis faz a metade do insucesso.

Não sobrecarregues teus dias com preocupações desnecessárias, a fim de que não percas a oportunidade de viver com alegria.

Quem aprende a ouvir com atenção aprende a falar com proveito.

Esclarece e avisa para o bem, mas não exijas do próximo aquilo que ainda não consegues fazer. De imediato, ninguém renova pessoa alguma.

A herança da liberdade pertence ao dever cumprido. Obrigação cumprida será sempre o nosso mais valioso seguro de proteção.

Inteligência sem obras é tesouro enterrado. Mobiliza o conhecimento elevado para atenuar a ignorância.

Reclamar é ferir-se. A alma corajosa não é aquela que se dispõe a revidar o golpe recebido e sim aquela que sabe desculpar e esquecer.

Mais fácil sofrer, difícil é perdoar. Perdão é lucro.

O dinheiro pode proporcionar-te reconforto, mas o descanso da alma vem de Deus.

Em qualquer parte a vida te conhece pelo que és, mas apenas te valoriza pelo que fazes de ti.

Aproveita o tempo construindo o bem, a fim de que o tempo te aproveite, de modo a fazer o melhor de ti.

* * *

Constantemente, a vida nos envia pérolas de luz.

Representam o cuidado particular de Deus e de Seus trabalhadores incansáveis, pela melhoria dos seres e, consequentemente, do planeta.

Saibamos aproveitar cada uma delas. Saibamos refletir sobre toda e qualquer experiência edificante do existir.

Cada dia é oportunidade que não volta. Não se pode se banhar no mesmo rio por duas vezes. As águas já serão outras.

Que seja esta mais uma pérola de luz em sua vida.

Esteja onde estiver, seja você quem for, esta é mais uma prova de que não estamos abandonados num mundo em crise.

Estamos muito bem amparados, num mundo em transformação.

Pensemos nisso.



Redação do Momento Espírita, com trecho da obra Pérolas de luz, pelo Espírito Emmanuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier, ed. Ceu.

Em 14.07.2010.