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trabalho de meus colegas no Colégio Estadual
do Paraná – CEP – está sendo feito com maestria. Mesmo diante das adversidades,
o CEP aparece na 4ª posição entre as melhores escolas públicas de 5º a 9º
anos do estado do PR, conforme Índice Desenvolvimento da Educação Básica
(IDEB), publicado pelo MEC, nesta quarta-feira (15). O índice é calculado com
base no conhecimento dos alunos (Prova Brasil) e na taxa de aprovação. O Colégia ainda aguarda pelo resultado do Ensino Médio, que também deve ficar acima da média.
As escolas municipais e estaduais do Paraná, de maneira geral, estão bem colocadas no IDEB 2012, com percentuais acima da média nacional. Suas pontuações atingiram as metas tanto para séries iniciais (até o 4º.
Ano), como para as séries finais (5ª. a 8ª. séries) e para o ensino médio. Porém, é
preciso avançar. E para isso, é necessário e urgente pensar sobre a possibilidade da inclusão do modelo da ESCOLA INTEGRAL, para dessa forma ampliar a permanência do aluno na
escola, que também deve estar preparada para melhor receber seus alunos,
professores e funcionários, além de abrir suas portas para maior envolvimento e participação de pais e da sociedade como um todo.
É
necessário que a escola seja antes de tudo um lugar seguro para seus
protagonistas. Lá, as pessoas precisam sentir-se protegidas e ter ao seu
alcance infraestrutura básica e necessária para o desenvolvimento das atividades que
promovam o aprendizado e a sustentabilidade. Os estudantes precisam naquele
espaço se envolver de forma ampla e diversificada com os estudos e também com ações que os promovam o esporte e a cultura.
É na
escola devemos descobrir precocemente novos talentos. Mais que
descobri-los, temos que valorizá-los e prepará-los para a vida que vai além da
prática cidadã. Temos que estar também preocupados em formar pessoas com sucesso profissional, validado pela experiência e pela contribuição ao desenvolvimento social.
Temos
também que formar futuros campeões dentro das escolas. Incentivar os alunos à prática de atividades esportivas, nas mais diversas modalidades. Só assim teremos a chance de sair de uma
medíocre classificação em adventos Olímpicos, que mostram o
quanto somos subdesenvolvidos perante outras nações.
Temos
também que valorizar a criatividade e o talento de nossos estudantes, criando
condições para que eles frequentem aulas de música, teatro, dança, desenho,
pintura, moda, gastronomia, cinema, gravuras, e outras relacionadas à arte em geral. Assim,
poderemos formar artistas, técnicos e outros profissionais envolvidos com a produção cultural em nosso país, para ofertar novas opções de lazer e entretenimento que promovam a educação e a unidade cultural.
Falta ainda muito investimento para formação de cientistas. Pessoas que podem contribuir para soluções de problemas relacionados à saúde e uma melhor qualidade de vida. Pessoas interessadas pelo desenvolvimento tecnológico, que muito pode contribuir para progresso da nação em um mundo globalizado e competitivo.
Na escola temos que formar filósofos, sociólogos, antropólogos, economistas e principalmente professores. É lá que devemos estar preocupados com a formação em ciências humanas e sociais aplicadas, para então concorrer a um futuro mais humanizados e ficado em questões sociais que privilegiem homens e mulheres, crianças e idosos, para que a existência transcorra com mais dignidade.
Precisamos formar nas escolas pessoas que protejam nossas crianças; a flora e fauna que se perde em largas extensões territoriais da nação. Não podemos esquecer que são necessários profissionais que saibam contribuir para com o desenvolvimento e o avanço do país, motivados em transformar a infraestrutura do país, que precisa garantir a geração e fluidez de suas riquezas.
Falta ainda muito investimento para formação de cientistas. Pessoas que podem contribuir para soluções de problemas relacionados à saúde e uma melhor qualidade de vida. Pessoas interessadas pelo desenvolvimento tecnológico, que muito pode contribuir para progresso da nação em um mundo globalizado e competitivo.
Na escola temos que formar filósofos, sociólogos, antropólogos, economistas e principalmente professores. É lá que devemos estar preocupados com a formação em ciências humanas e sociais aplicadas, para então concorrer a um futuro mais humanizados e ficado em questões sociais que privilegiem homens e mulheres, crianças e idosos, para que a existência transcorra com mais dignidade.
Precisamos formar nas escolas pessoas que protejam nossas crianças; a flora e fauna que se perde em largas extensões territoriais da nação. Não podemos esquecer que são necessários profissionais que saibam contribuir para com o desenvolvimento e o avanço do país, motivados em transformar a infraestrutura do país, que precisa garantir a geração e fluidez de suas riquezas.
"Somos o seleiro do mundo". É nosso dever garantir o repasse de ensinamentos sobre as tecnologias aplicadas à agricultura e meios de transformação, para fomentar idéias que podem erradicar a miséria e, quem sabe, sustentar grandes populações famintas. Também há de se utilizar com sabedoria os recursos naturais, especialmente a
Água necessária para a manutenção da vida na Terra. E por fim, criar providencias efetivas para 100% de cobertura em Saneamento Básico, para então falar em Saúde.
Tudo se inicio na relação professor e aluno dentro da escola. Dai a importante e necessária permanente capacitação e qualificação de professores para melhor ensinar, em uma estrutura adequada ao aprendizado.
Se existe orgulho por viver no país que possui: O maior estádio de futebol do mundo; A maior floresta do mundo; O maior rio do mundo; O melhor carnaval do mundo; O melhor e mais ágil sistema eleitoral do mundo, se nos falta educação de qualidade para o desenvolvimento social, de infraestrutura e de tecnologia. Que o sonho então seja para um Brasil que tenha a Melhor Educação do Mundo.
Tudo se inicio na relação professor e aluno dentro da escola. Dai a importante e necessária permanente capacitação e qualificação de professores para melhor ensinar, em uma estrutura adequada ao aprendizado.
Se existe orgulho por viver no país que possui: O maior estádio de futebol do mundo; A maior floresta do mundo; O maior rio do mundo; O melhor carnaval do mundo; O melhor e mais ágil sistema eleitoral do mundo, se nos falta educação de qualidade para o desenvolvimento social, de infraestrutura e de tecnologia. Que o sonho então seja para um Brasil que tenha a Melhor Educação do Mundo.
Temos SIM que valorizar o professor com melhores salários, mas, o professor também tem que se valorizar pelo estudo contínuo, demonstrado por interesses permanentes ao aperfeiçoamento e a produção cientifica, e, em decorrência disso, ser então recompensado por melhores salários.
Repensemos sobre o "jeitinho brasileiro" como uma "chaga" desta sociedade. Este jeito confundido com criatividade e oportunidade, mas que mascara a busca por vantagens individuais. A luta busca passa pela mudança da mentalidade de toda a sociedade, que ainda é machista e preconceituosa, por incentivo que pode começar dentro dos lares, nos seios da família brasileira.
Reivindicar por melhores salários é apenas a ponta de um Iceberg que mantém submerso ações que poderiam transformar o sistema de educação brasileiro. Enquanto isso, ficamos à deriva em águas turbulentas que necessitam de ações para traspor um imenso gigante que nos impede de chegar a um porto seguro, onde tudo começou.
Repensemos sobre o "jeitinho brasileiro" como uma "chaga" desta sociedade. Este jeito confundido com criatividade e oportunidade, mas que mascara a busca por vantagens individuais. A luta busca passa pela mudança da mentalidade de toda a sociedade, que ainda é machista e preconceituosa, por incentivo que pode começar dentro dos lares, nos seios da família brasileira.
Reivindicar por melhores salários é apenas a ponta de um Iceberg que mantém submerso ações que poderiam transformar o sistema de educação brasileiro. Enquanto isso, ficamos à deriva em águas turbulentas que necessitam de ações para traspor um imenso gigante que nos impede de chegar a um porto seguro, onde tudo começou.
Temos
que continuar otimista e otimista continuarei também professor.
SERGIO LUIZ ZACCARIA
Professor e Coordenador de curso do Colégio Estadual do Paraná.
Abaixo
você acompanha o resultado do IDEB 2011 publicado pelo MEC nesta quarta-feira
15 de agosto de 2012. Link: http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/08/15/confira-as-melhores-escolas-publicas-do-estado-do-parana.htm.
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